terça-feira, 17 de maio de 2011

Pesquisa mostra o perfil dos usuários do Messenger

Pesquisa quantitativa com aplicação de questionário realizada entre os dias 20 e 26 de Abril de 2011, com abrangência interestadual entre os usuários do Messenger com faixa etária de 20 a 39 anos de idade, sendo homens e mulheres pertencentes a todas as classes econômicas. Mostrou que 50% dos entrevistados passam mais de três horas no Messenger, enquanto 20% passam duas horas, seguidos daqueles que ficam menos de uma hora representando 20% e apenas 10% responderam que passam três horas.
Grande parte destes usuários 51% acessa o MSN no trabalho e os outros 41% em casa, sendo que 40% utilizam o provedor wifi para acessar a internet, já 40% dos pesquisados usam banda larga, 15% modem e 5% internet via rádio.
Em média, 40% acessam duas vezes por dia o Messenger, também com a mesma porcentagem aparecem aqueles que acessam quatro vezes, os demais 20% acessam mais de cinco vezes por dia e 10% três vezes. Considerando que o horário da manhã é o mais utilizado, chegando à marca de 60% dos entrevistados, 15% preferem à tarde, 20% o turno da noite e 5% a madrugada.
A pesquisa vez um comparativo com outras épocas, há um ano atrás, 40% acessavam com mais frequência o Messenger, outros 40% com menos frequência e 20% com a mesma frequência.
O Messenger esta mais do que presente em nosso dia a dia, sendo usado com diversos objetivos: auxiliando no trabalho, entretendo, comunicação com parentes distantes ou para outras finalidades, pois 50% responderam que usam a ferramenta para trabalho, 35% usam com outros objetivos, 10% só para passar o tempo e 5% para falar com familiares. O Messenger Hoje é uma ferramenta de notícias onde os seus usuários também podem se informar, mas é pouco utilizado, 60% não utilizam esse canal, apenas 20% o utilizam, 10% quase sempre e outros 10% sempre.
Este programa foi criado para que seus usuários enviassem mensagens instantâneas e montassem sua própria sala de bate-papo com o seu grupo, sendo assim a maioria dos entrevistados 60%, responderam que o status mais usado quando está no Messenger e disponível, 20% mantém ocupado, 10% preferem ficar ausente e 10% optam para ficarem com seu status Offline.
O compartilhamento de arquivos é feito às vezes por 50% dos pesquisados, 20% deles nunca compartilharam, 20% raramente e 10% sempre compartilha. Sendo estes fotos com 40%, músicas 35%, links 10%, Vídeos 5% e outros arquivos 5%.
Comprar pela internet é comum hoje em dia, de acordo com a pesquisa 60% dos entrevistados não compraram, nem venderam e não negociaram algo através do Messenger, porque 55% responderam que preferem comprar em lojas, 30% porque não vê o produto e 15% não acham seguro. Mas 40% já compraram e venderam ou negociaram algo, sendo que desse total 50% raramente, 25% quase sempre e 25% periodicamente.
Outro ponto abordado na pesquisa foi à transversalidade de mídias, pois 100% costumam acessar outra página na internet além do Messenger, 45% acessam sites de notícias, 40% outras páginas, 10% sites de relacionamentos e 5% youtube. Referente às ferramentas que usam do Messenger, 85% utilizam hotmail, 15% os contatos, em relação aos jogos e a utilização de alguma ferramenta paga no Messenger houve uma unanimidade, 100% responderam que não.
Segundo a pesquisa 65% dos usuários acham confiáveis as informações procedentes do Messenger, já os 35% não acham confiável as informações. As informações mais acessadas são de entretenimento 75%, notícias 10%, outras informações 10% e 5% não acessam nenhuma informação. Já 60% dos pesquisados acompanham empresas de comunicação, portais de maior relevância e 40% não acompanham.
Vivemos num mundo em que a tecnologia simplesmente toma conta de tudo o que é nosso e faz com que tenhamos mais acesso a milhares de informações. É praticamente impossível você conhecer alguém que não tenha uma conta em sites de relacionamento.
O Messenger é um comunicador instantâneo, que é usado para mandar mensagens a seus amigos, com envio de arquivos, como fotos, músicas e e-mails. Têm milhões de pessoas que estão conectadas a ele recebendo informações, notícias, entretenimento, propaganda, e tudo mais que você possa imaginar.
É um portal utilizado principalmente pelos jovens. Em pesquisa realizada sobre os usuários do Messenger, dos 323 milhões de utilizadores, estima-se que 140 milhões o usam com regularidade diária.

Por Equipe Interligados

Um comentário: